top of page

O que é frustração para você? Aprenda a lidar com isso!



Três perguntas que eu respondo para você pensar:

1. Consegue contar quantas vezes já te disseram “não” na vida? Posso apostar que é impossível.

2. Quantas vezes você já chorou e se desesperou por isso? Também acredito que tenha perdido as contas.

3. Agir da maneira da segunda pergunta resolveu a primeira? Tenho quase certeza que a resposta é a temida palavra: Não!

Pare! Reflita um pouco, relembre alguns momentos, repense as suas atitudes e, então, continue lendo...

Quero que preste bastante atenção nas coisas que sente ao longo do texto e conforme lê cada frase. Se fizer sentido pra você, leia em voz alta.

NÃO!

Não faça isso! Não vai dar certo! Não quero! Não acredito em você! Não gostei!

Não seja assim! Não tente mais! Não! Apenas não! Somente não!

É desmotivador, não é mesmo? Eu sei. A vontade é de desistir, jogar tudo para cima, brigar, gritar, espernear, chorar, sei lá, fazer qualquer coisa, menos começar tudo de novo.

Como alguém consegue ouvir essas coisas e ainda manter a calma, respirar, limpar o choro, levantar a cabeça, sorrir e tentar novamente quantas vezes for preciso?

Pois é, aí está uma coisa que todos gostaríamos de saber: por que algumas pessoas ficam tão chateadas quando algo não sai como planejado?

A palavra que define é: frustração!

Do latim ‘frustratione’ que quer dizer: contratempo, falha. Se você pesquisar alguns sinônimos de frustração, encontrará palavras como: desgosto, insucesso, decepção, fracasso.

Vou até quebrar o texto porque esse parágrafo ficou cheio de sentimentos pesados.

Por motivos óbvios a frustração é algo que ninguém gosta de experimentar. Mas ela surge, na maioria das vezes, quando a falha é associada à culpa. Isso faz sentido para você? Pense, uma vez que você acredita na sua capacidade e nas coisas que faz, não é qualquer “não” que te derruba.

Sabe por quê? Porque você não sente culpa!

A culpa que aparece na situação número 01: por não ter feito tudo o que podia, ter procrastinado demais, deixado para a última hora, não ter planejado melhor, ter feito de qualquer jeito ou não ter demandado mais tempo. Todas essas coisas geram um sentimento de: “eu sei que poderia ter feito mais, mas não fiz, e agora deu errado”.

Esse é o grande problema!

Se você faz as coisas dessa maneira e elas ainda dão certo, você sempre vai fazer assim, pois é muito mais cômodo, rápido e fácil. Mas conforme o tempo vai passando, as pessoas e o mundo vão exigindo mais de você que, infelizmente, está mal-acostumado(a) e, quando chegar a hora de dar errado, será algo extremamente doloroso.

As coisas precisam dar errado pra aprendermos e crescermos!

Como agir quando as coisas derem errado?

A principal palavra chave nesse contexto é: autoconfiança. Sim, eu sei, você sabe o que é e já cansou de ouvir falar nisso. Mas calma, eu vou te explicar melhor. Tudo depende da maneira como você lida e como recebe as coisas.

Imagine que agora você se encontra na situação número 02: em que sabe que fez da melhor forma, planejou para que isso acontecesse, pensou e repensou, fez e refez, teve calma, dedicou tempo e empenho, revisou, pensou o que poderia dar errado e buscou soluções. Mas mesmo após ter feito tudo isso a resposta é não. Como agir? Não há culpa! Você sabe que deu tudo de si, agora o que resta é observar se há algo a ser mudado e então pensar em como fazer isso.

Preste atenção no que você está sentindo agora

Ao ler a situação 02, você teve a mesma sensação de quando leu a 01, aquela em que deu tudo errado, mas você sabia que não deu o seu máximo?

Acredito que não, se for preciso, leia novamente com atenção.

É exatamente nesse ponto que quero chegar. Na maioria do tempo, se você fizer bem feito, poucas vezes precisará refazer, ou talvez nem precise. E, caso seja necessário, você já se dedicou tanto que tem conhecimento suficiente para buscar melhores alternativas para solucionar os problemas.

Tem uma visão muito mais ampla do que aqueles que praticamente não sabem o que estão fazendo, ou do que aquelas pessoas que fazem sem um propósito, com má vontade, apenas porque precisam fazer ou porque alguém mandou.

E além disso?

Imagine que tudo, absolutamente tudo na sua vida, tem um propósito! Não, eu não estou falando de acreditar em destino ou que já tenha algo reservado e escrito na sua história. Estou falando que se nós conseguirmos tirar proveito de todas as situações sempre, nenhuma delas terá sido em vão.

E ao percebemos isso, conseguimos aceitar as coisas com mais facilidade. Pensamos: por que não deu certo? O que eu poderia melhorar? Onde deu errado? Qual a melhor forma de fazer? Por que isso aconteceu?

Buscando sempre o real motivo de ter acontecido, seja para reconhecer que não deve repetir algo porque naquela situação não deu certo, ou aprender que tem coisas que realmente funcionam para determinados momentos. Para o bem ou para o mal, algo você tira de proveito.

SIM!

Não é apenas uma questão de se contentar com um simples “se não foi é porque não era para ser”, é uma questão de: quando for, que seja da melhor forma possível!

Dê sempre o seu máximo em tudo o que faz, para que então, quando não der certo, ou quando te disserem não, você tenha a certeza de que fez tudo que estava ao seu alcance.

E a partir de agora, o que se tem a fazer é, olhar amplamente a situação e tentar entender onde e como melhorar, sem sentir culpa.

Quando você faz isso, consegue repetir quantas vezes for necessário, arrumando um tanto ali, um pouco lá e, finalmente, alcançando o sim. De maneira, não dolorosa, mas útil e crescente.

A Coachterapia é o método que vai te ajudar a alavancar seu projeto, sua vida pessoal, suas habilidades de líder, principalmente líder da sua Vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page