top of page

CONTROLE EMOCIONAL NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL



Ter equilíbrio emocional é muito importante para conseguirmos alcançar objetivos e metas, e realizar tudo o que planejamos.

O fato é que estamos sempre buscando algo, e a maneira como nossa mente está, com certeza, faz toda a diferença em como vamos lidar com cada situação que aparecer.E é incrível como uma novidade muda nosso humor, pois se é uma boa nova, então, rapidamente, nós ficamos felizes.

Mas como fazer, então, para manter o controle emocional na vida pessoal e no trabalho, mesmo diante de momentos complicados? A seguir deixo algumas dicas de como é possível deixar o ambiente de trabalho mais leve começando por você.

O autoconhecimento desenvolve o controle emocional.

Procure saber tudo sobre você, pois assim aprenderá mais sobre suas emoções e descobrirá a melhor forma de administrá-las.

Essa qualidade é de suma importância para gerenciar as relações interpessoais, conseguindo criar uma boa imagem perante seus colegas e superiores. Além disso, o autoconhecimento é um ótimo exercício para potencializar aspectos que antes estavam enfraquecidos em você como:

  • Instabilidade emocional;

  • Inquietude;

  • Ansiedade;

  • Baixa autoestima e

  • Frustração.

Entenda como lidar com sentimentos negativos

Quando você começa a se organizar, conduzir e gerir seus anseios, percebe o que pode te deixar mal e assim, ajuda a manter maior controle emocional e evita o aparecimento de qualquer sentimento ruim, como ódio, raiva, rancor, inveja e impaciência.

Não existe uma fórmula para evitá-los ou mesmo suprimi-los, mas podemos entendê-los e lidarmos com o real problema causador desse “sentimento negativo”.

Conheça os seus Limites

Isto quer dizer que você deve saber o que é melhor para si e até onde deve ir diante de determinada ocasião.

necessário um enorme exercício de autoconhecimento para compreender quais são os gatilhos que provocam determinados sentimentos que o impulsionam a tomar uma decisão ruim.

Conhecer e saber respeitar os seus limites é fundamental para evitar arrependimentos por ter dito ou feito algo no calor do momento.

Movimente-se

Durante a prática de atividade física, o nosso organismo libera diversas substância que promovem o bem-estar e satisfação, como a endorfina, uma das responsáveis por nos manter motivados e dispostos.

Além disso, os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina se mantêm elevados por horas, mesmo depois do término do exercício, produzindo uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Crie o hábito da leitura

Ler pode aprimorar seus conhecimentos e desenvolver, claro, uma mente mais saudável e evoluída.

Essas técnicas podem te ajudar a fazer dos imprevistos do dia a dia, momentos passageiros e acontecimentos fáceis de lidar.

Lembrando que ao perceber aspectos que fogem do seu conhecimento, procure um profissional qualificado(a) para que acompanhe e desenvolva o seu melhor nesta trajetória que só trará benefícios e resultados positivos no âmbito pessoal como no profissional.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page