top of page

Conhece-te e Viva com Mais Propósito!



O autoconhecimento é o processo que vai da tomada de consciência do indivíduo, passa pelo movimento de enxergar a si próprio e da auto-educação e auto-aceitação.

Logo, o autoconhecimento é um processo que inicia com a tomada de consciência do que não se vê em si próprio, não se enxerga a si porque foi formado (condicionado) a não se autoconhecer e a viver na superficialidade de si mesmo.

Após esta tomada de consciência do desconhecimento de si mesmo o indivíduo compreende que, através do exercício do autoconhecimento, ele pode aprofundar sua jornada do conhecer-se, aprendendo a se colocar em primeiro plano, sendo assim conseguirá:

  1. Olhar para si mesmo e a se ver como verdadeiramente é, como se apresenta e como se manifesta;

  2. Ouvir e perceber a si mesmo tal como acontece em todas as suas circunstâncias da sua vida,;perceendo seu corpo, suas sensações, suas emoções, pensamentos, sua presença, sua personalidade sem preconceitos, sem adjetivos;

  3. Tocar a si mesmo reconhecendo a sua textura e sua missão de vida;

  4. Não ter receio de si mesmo e

  5. Confiar e valorizar em si assumindo o compromisso de ser autêntico consigo.

Em um segundo plano, e, na maioria das vezes, de forma simultânea ao primeiro plano, ele compreende que pode aprender a:

1. Ver o outro como ele realmente é e se apresenta, sem expectativa, sem querer que o outro atenda aquilo que as suas imagens esperam dele, sem querer que o outro seja o que ele não é.

2. Ouvir o outro e perceber o outro tal como ele é . Aprender a ouvir não só as palavras, mas a presença no presente do outro, ouvindo com os olhos, coração na sua totalidade.

3.A não mais temer o outro.

4.Falar respeitosamente com o outro através de palavras, gestos, olhar, silêncio e presença no aqui-agora.

O autoconhecimento necessita de vontade e disponibilidade interior. Exige, sim, uma atenção no aqui-agora, à forma como anda; como fala; como ouve; como se veste; como se relaciona com as pessoas; como dorme; como trata o filho, o (a) namorado (a), o subordinado, a (o) esposa (o), o amigo, o chefe; como bebe água; como dirige o carro, a bicicleta, a empresa, as metas que lhe são confiadas, a própria vida; a forma como vai ao mercado, compra o jornal, vê televisão, troca o pneu, ouve rádio; como se omite ou como assume as responsabilidades que lhe são confiadas; como fala sobre as emoções que sente; como caminha; como sorri, como e porque sente medo; como cuida da saúde, etc.

A prática da atenção no aqui-agora, levará o indivíduo a compreender que ele pode experimentar o processo de construir a unidade entre o que ele pensa, sente, faz, com o que ele anseia. Este processo de aprendizado do autoconhecimento é desenvolvido em diferentes etapas, dentro de um percurso cronológico próprio de cada indivíduo e está intimamente ligado à relação consciente do indivíduo com o outro e com tudo que está inserido no mundo que o cerca.

No exercício das diversas etapas da prática do autoconhecimento, o indivíduo aprende a colocar luz na ignorância a respeito de si mesmo. Toma consciência de que não se autoconhece e do preço que tem que pagar pela sua falta de autoconhecimento, pela sua falta de responsabilidade sobre si mesmo.

Elege prioridades. Arruma sua casa interna. Liberta-se da condição de vítima e responsabiliza-se pela construção do seu significado de vida. Encara sua dor não mais como vítima, mas com muita consciência.

Aprende a se reconhecer como um grande aliado do seu processo de autoconhecimento.

Sai do papel de expectador para o de protagonista.

Retira dele a compreensão que a vida vivida fora da consciência é dolorosa, desencontrada, angustiante, quase impossível de ser bancada.

O autoconhecimento é um dos principais fatores para o nosso crescimento pessoal. Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos as nossas chances de afastar sentimentos e emoções negativas. É fato que precisamos saber exatamente aquilo que nos faz sentir feliz e realizados, e aquilo que nos afeta emocionalmente em nossa vida cotidiana.

O mais interessante é que quando fazemos este processo de autoconhecimento , imediatamente passamos a enxergar os pontos nas áreas da vida em que precisamos melhorar, como relacionamentos, finanças, emoções, saúde ou carreira.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page