Sete dicas para ter uma vida pessoal realizada



Para começar a construir uma vida pessoal realizada é preciso planejamento. Uma boa dica é responder algumas perguntas-chave, como estas: como, quando, por que (propósito), onde e com quem você vai realizar tal ação.

Outro ponto relevante é listar prioridades, ou seja, definir as metas mais importantes.

Ter um foco bem definido é essencial para não colocar energia em muitas situações e acabar desviando do seu objetivo principal, nas “desescolhas”.

Além disso, existem outras atitudes que podem ajudar na construção do seu planejamento de ações pessoais. Listei aqui quais são:

Defina suas metas – as metas são determinantes das suas ações e, além de darem um norte, servem também como âncoras, lembretes dos motivos pelos quais decidiu lutar por elas. Se elas são as primeiras coisas que vem à sua cabeça, elas são importantes. Por isso, defina seus alvos de forma realista e mensurável elencando estratégias, recursos e prazos para realizá-las e motivando-se a dar o seu melhor pelo sucesso delas.

Organize-se – na prática isso quer dizer que você deve promover seus objetivos e encontrar mecanismos efetivos para ajudar a organizá-los. Uma boa dica é usar planilhas ou aplicativos de metas, que oferecem um acompanhamento dos progressos e também dos pontos de melhoria. Outra, melhor ainda, é buscar a ajuda de uma psicóloga e coach, esta é a profissional que, com suas técnicas, ferramentas e métodos assertivos, irá auxiliar na sua jornada de organização pessoal e, com isso a conquistar seus alvos de forma ainda mais rápida, planejada e efetiva.

Seja realista – desde já quero dizer que isso não tem nada a ver com ser uma pessoa pessimista, que não acredita em si mesma, mas com trabalhar com uma realidade que seja possível de ser mudada, com os recursos que dispõe e dentro do período pretendido. Por isso, ao definir seus objetivos seja sempre o mais verdadeiro possível. Sonhe com os pés no chão e trabalhe dentro de possibilidades reais e tangíveis. Do contrário, se desconsiderar o seu verdadeiro estado atual e os fatos, na primeira dificuldade você desistirá. Como não é isso que queremos, além de realista seja sempre otimista e determinado também.

Trabalhe seus pontos de melhoria – para realizarmos qualquer coisa na vida precisamos conhecer precisamente quais são os obstáculos que podem nos impedir de concretizar nossos sonhos. Isso inclui identificar em nós mesmos quais são os pensamentos e comportamentos que podem sabotar nosso sucesso. Por isso, para conquistar seus resultados extraordinários é essencial o autoconhecimento para verificar quais são seus pontos de melhoria, de modo que assim possa trabalhar para eliminá-los ou minimizá-los.

Se você tem uma forte tendência a procrastinar, por exemplo, pode ser que precise desenvolver e elevar urgentemente seus níveis de foco e comprometimento para com a realização dos seus objetivos. Se tiver dificuldades em fazer as coisas, sozinho, talvez este seja o momento ideal para aprender sobre como se responsabilizar um pouco mais por suas conquistas individuais.

Essa virada de chave deve acontecer em relação a todos os seus auto-sabotadores. Para isso, comece a identificá-los um a um e trabalhe com inteligência, resiliência e consistência para bloquear e eliminar as suas influências negativas.

Conheça seus recursos – ainda que não conheça todos, saiba que você possui uma infinidade de recursos que podem ser muito úteis em sua jornada. Na prática, são exatamente estes talentos e competências que te ajudarão na realização dos seus sonhos. Por isso mesmo, é muito importante que você identifique quais são estas habilidades e também os recursos materiais que podem te ajudar a conquistar os seus objetivos.

Se, por exemplo, você deseja comprar sua casa, verifique se pode usar seu fundo de garantia para ajudar no valor da entrada. Se você tem uma boa rede de contatos, pode usá-la também para conseguir uma boa indicação para aquele emprego dos seus sonhos. Se tiver talento para administração, pode usar isso para se encorajar a abrir e gerenciar sua própria empresa. Independente do talento, o mais importante é que descubra formas de aplicar o que tem e sabe em benefício dos seus êxitos.Lembre-se todo conhecimento pode ser rentabilizado.

Tenha foco – se você realmente quer chegar a algum lugar precisa manter-se no caminho certo. Isso significa ter foco e não ficar usando desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Seu sucesso depende diretamente do seu comprometimento e que esteja 100% concentrado em realizar o seu plano pessoal.

Destaco isso porque é preciso evitar distrações, pois elas são envolventes e sedutoras e agem como verdadeiras distrações, tentando todo o tempo desviar você do seu plano de economizar dinheiro, fazer uma dieta, realizar um sonho ou mudar algum aspecto da sua vida atual que não te faz feliz.

Direcione sempre o seu foco para o seu estado desejado, imagine como será quando conquistar aquilo que se propôs e apegue-se apenas a isso. Não deixe, portanto, que a falta de foco te impeça de conquistar o extraordinário. Mantenha-se firme e forte!

Motive-se – do mesmo modo que é preciso focar, é preciso se motivar todos os dias e manter-se conectado aos motivos que te fizeram definir suas metas. Com certeza se colocou estes alvos como prioridades é porque eles verdadeiramente são muito importantes para você. Lembre-se disso e não deixe que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade te sabotem ou que as pessoas ao seu redor te desmotivem com seu pessimismo. Se você acredita, pode e vai realizar todos os seus objetivos. Siga em frente!

#desenvolvimentohumano #autocontrole #autoestima #carreira #desenvolvimentopessoal #equipe #psicologiapositiva #líder #pessoas #qualidadedevida #realizaçãopessoaleprofissional #sucesso #autoconhecimento #determinação #coaching #gestãodepessoas #crençaslimitantes #propósito

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square