Você sabe como identificar as suas Forças e Virtudes de Caráter?



Virtudes e Forças de Caráter - Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva trás a proposta de fomentar nossos pontos positivos na busca da felicidade, nossas capacidades pessoais intrínsecas, nossas forças e virtudes de caráter, que ao colocarmos em ação nos dá vitalidade, nos dá fluidez e melhora significativamente a nossa performance em tudo que focamos.

Cada pessoa tem uma composição com as suas principais virtudes e forças pessoais, que são entre 3 a 7 tipos que são utilizadas com mais frequência, o que constitui um ser único.

Como identificar uma força ou qualidade pessoal?

Você sentirá uma ou mais das características abaixo quando estiver utilizando estas habilidades/forças pessoais.

  • Senso de autenticidade (“isso tem totalmente a ver comigo”);

  • Sentimento de excitação ou satisfação em utilizar esta força;

  • Grande facilidade de aprendizado e eficiência enquanto usa sua habilidade.

  • Sentimento de que é inevitável usar tal qualidade.

  • Sentir-se renovado ao invés de exausto.

Abaixo consta as 24 forças pessoais agrupadas e 6 virtudes principais:

1ª Virtude :

SABEDORIA e CONHECIMENTO: Qualidades cognitivas que envolvem a aquisição e uso de conhecimento.

1- CRIATIVIDADE – ORIGINALIDADE: pensar em novas e produtivas forma de conceituar as coisas. Gosto pelo original e fazer invenções.

2- DESCOBRIDOR – interesse e busca do novo, aberto à novas experiências.

3- MENTE ABERTA – visão imparcial e pensamento crítico. Pensa nas coisas ,examinando-as de todos os ângulos,aberto a todas as evidencias e ponto de vista.

4 – AMOR AO APRENDIZADO. Busca novas habilidades, novos estudos, seja ensino formal vou de forma pessoal.

5 – PERSPECTIVA (sabedoria) – ser capas de prover amplos conselhos e novas visões aos outros. Ter formas de ver o mundo que faça sentido para si e para os outros.

2 ª virtude:

FORÇA DE CORAGEM: força emocional que envolve a determinação de encarar propósitos e objetivos, não obstante a obstáculos internos e externos.

6 –CORAGEM , BRAVURA E VALOR: não temer desafios, ameaças, dificuldades ou dor. Agir com convicção mesmo que seja incomum ou impopular.

7- PERSEVERANÇA: ir até a conclusão de que se inicia, persistir no curso de uma ação ou propósito independente dos obstáculos.

8- INTEGRIDADE : ( autenticidade, honestidade): se mostrar de forma genuína, assumir responsabilidade pelos próprios atos e sentimentos.

9- ENTUSIASMO : (VITALIDADE, VIGOR E ENERGIA). Viver com entusiasmo e alegria, se sentir vivo ou ativo.

3ª virtude :

FORÇAS HUMANITÁRIAS: forças pessoais que envolvem os relacionamentos humanos.

10 – AMOR: valorização de relacionamentos próximos, que envolvem o cuidar e o afeto recíproco.

11 – GENEROSIDADE (gentileza, cuidado, compaixão): fazer favores e boas ações para os outros.

12- INTELIGENCIA SOCIAL: (EMPATIA): Estar consciente dos motivos e sentimentos de outras pessoas e também aos próprios.

4ª virtude:

JUSTIÇA: forças ou virtudes cívicas que garantem uma vida saudável em comunidade

13- CIDADANIA: (responsabilidade social, a lealdade, o trabalho de equipe): Trabalhar como um membro de um grupo ou equipe, sendo fiel ao grupo.

14- IGUALDADE: Tratar todas as pessoas com igualdade, com equidade e justiça, não deixando sentimentos pessoais criarem um viés nas decisões sobre os outros.

15- LIDERANÇA: Encorajar um grupo do qual é membro para fazer as coisas necessárias, ao mesmo tempo manter boas relações dentro do grupo.

5ª virtude:

TEMPERANÇA: Virtudes que nos protegem dos excessos.

16- PERDOAR: não carregar mágoas do que os outros nos fizeram, aceitar as limitações dos outros e as próprias, dar uma segunda chance as pessoas, não ser vingativo.

17- HUMILDADE (modéstia) : Deixar que nossas ações falem por nós mesmos, não acreditar e agir como se fossemos melhor que os outros.

18 – PRUDENCIA. Ser cuidadoso sobre as escolhas que faz, não assumir riscos desnecessários, não fazer coisas que poderá se arrepender.

19 – AUTO-CONTROLE: Ser disciplinado, ter certo controle sobre o que sente e faz, controle sobre os apetites e as emoções.

6ª virtude:

TRANSCENDÊNCIA: são virtudes pessoais que nos fazem uma conexão com a amplitude universo, nos prove de sentido na vida.

20- APRECIAÇÃO DA BELEZA E DA EXCELÊNCIA: (sentir-se maravilhado, encantado, elevado). Apreciar as belezas da vida, assim como os talentos nos vários domínios da vida.

21- GRATIDÃO: estar ciente das boas coisas que acontecem na vida. Ter o hábito de agradecer as pessoas e a vida.

22- OTIMISMO: Esperança. Esperar o melhor do futuro e ter ações neste sentido. Você acredita de alguma forma você pode influir no seu futuro. Expectativa positiva a respeito do futuro.

23 – HUMOR: Gostar de fazer brincadeiras, de rir e se divertir, fazer as pessoas rirem, perceber o lado engraçado das coisas.

24 – ESPIRITUALIDADE: (religiosidade, Fé, Propósito na Vida): Ter pensamentos e crenças coerentes com um propósito de vida. Encontrar um sentido na vida e no universo.

Quer mais informações?

Entra em contato pelo e WhatsApp 51 99711 2318 e Transforme a Forma de Viver Positivamente!

#desenvolvimentohumano #carreira #equipe #desenvolvimentopessoal #psicologiapositiva #pessoas #líder #qualidadedevida #realizaçãopessoaleprofissional #sucesso #autoconhecimento #gestãodepessoas #coaching #propósito

Posts Em Destaque