top of page

Realização profissional, como encontrar o meu propósito?






Quem não tem a vida dos sonhos idealizada, que atire a primeira pedra. Durante a fase de descobertas, a criança projeta e escolhe as suas ocupações com base naquilo que ela mais ama no momento. E essa inocência e pureza que deveria ser a nossa guia durante a vida adulta. 

Quando foi que perdemos aquela sensação que faz o nosso coração acelerar, a barriga gelar, fazendo algo que realmente gostamos? Porque, na vida adulta, é tão difícil encontrar o nosso lugar no mundo? O que nos leva a tomar decisões que nos desviam do nosso propósito aqui na terra e nos distancia da realização profissional? É sobre isso que vamos falar hoje.

Para começar, vamos entender um pouco mais sobre o que é o propósito e sobre o que se constitui a realização profissional. Ambos caminham lado a lado e dependem um do outro, não só pelo sentido que empregam, mas porque nós, seres humanos, precisamos de motivação para alcançar nossos objetivos.


O propósito, nada mais é que a essência que dá significado e direção à nossa vida. É aquilo que nos motiva, nos inspira e nos faz sentir que estamos contribuindo de forma significativa para algo maior do que nós mesmos. Encontrar o propósito envolve uma jornada de autoconhecimento, reflexão e ação. Para descobrir nosso propósito, é fundamental explorar nossas paixões, interesses e valores mais profundos. Isso inclui refletir sobre nossas habilidades únicas e como podemos utilizá-las para fazer a diferença no mundo. Além disso, é importante considerar como nossas experiências de vida, desafios e conquistas moldaram quem somos e o que valorizamos.


Encontrar o propósito também envolve experimentar diferentes áreas, atividades e oportunidades. Ao nos permitirmos sair da zona de conforto e explorar novos caminhos, podemos descobrir o que realmente nos move e nos traz satisfação. Ouvir o feedback de outras pessoas, buscar orientação de mentores, ler livros, ver filmes, vídeos, ouvir podcasts e aprender com experiências passadas também são passos importantes nessa jornada.


No entanto, vale ressaltar que o propósito não é algo fixo ou imutável. Ele pode evoluir ao longo do tempo à medida que crescemos, aprendemos e vivenciamos novas situações. O importante é estar aberto a essa evolução e ajustar nossas escolhas e ações conforme descobrimos mais sobre nós mesmos e o que nos faz sentir vivos e realizados.


Já a realização profissional é o estado em que nos sentimos plenamente satisfeitos e engajados com nosso trabalho, encontrando significado e propósito em nossas atividades diárias. Encontrar essa realização pode ser uma jornada desafiadora, mas gratificante quando encontramos o propósito.


Quando falamos acima que é importante conhecer a si mesmo, identificando nossas habilidades, interesses, valores e paixões, refletir sobre o que nos motiva, no que se é bom e o que considera importante em um ambiente de trabalho, são fundamentais nessa busca. Além disso, é essencial definir metas claras e realistas. Estabelecer objetivos profissionais que estejam alinhados com nossos valores e aspirações de vida nos encoraja nas etapas do plano de ação para alcançar nosso propósito gradualmente.


Em resumo, encontrar o propósito é uma busca interna e externa que envolve autoconhecimento, exploração e alinhamento com nossos valores e paixões. É um processo contínuo de descoberta e crescimento que nos ajuda a viver uma vida mais autêntica, significativa e realizada. É aqui que contemplamos a realização profissional, onde ela não está ligada não apenas ao sucesso externo, como reconhecimento e remuneração, mas também ao seu bem-estar pessoal e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Aqui vale ressaltar que, priorizar sua saúde física, mental, emocional e espiritual enquanto se busca alcançar os objetivos profissionais é fundamental. Quando esquecemos de contemplar o nosso eu, estamos bloqueando uma parte de nosso sucesso.


Encontrar realização profissional e descobrir seu propósito de vida são jornadas pessoais e únicas para cada indivíduo. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar nesse processo:


Autoconhecimento: comece refletindo sobre suas habilidades, interesses, valores e paixões. Pergunte a si mesmo o que você gosta de fazer, no que você é bom, o que você valoriza em um ambiente de trabalho. Faça uma lista onde possa visualizar com clareza seus objetivos. Outra alternativa que ajuda nesse processo são os testes de aptidão e personalidade, para obter insights sobre suas características e preferências.


Defina objetivos claros: estabeleça metas profissionais específicas e realistas. Pergunte a si mesmo onde você gostaria de estar daqui a um ano, cinco anos. Divida essas metas em passos menores e crie um plano de ação para alcançá-las em pequeno (coisas fáceis de alcançar), médio (projetos que podem ser alcançados se trabalhar em constância) e longo prazo (coisas que requerem além de tempo e dedicação, foco e abdicação do que não agrega para alcançar o objetivo).


Explore diferentes áreas e oportunidades: não tenha medo de experimentar e explorar diferentes campos, empregos e experiências. Isso pode ajudá-lo a descobrir o que realmente o motiva e o inspira. Converse com pessoas que trabalham em áreas de seu interesse, faça cursos relacionados, participe de eventos e workshops, e mantenha-se aberto a novas oportunidades.


Seja flexível e adaptável: esteja aberto a mudanças e ajustes em seu caminho profissional. Nem sempre o plano inicial se concretiza da maneira esperada, e isso faz parte do processo de descoberta. Aprenda com os fracassos e reveses, e use essas experiências como oportunidades de crescimento e aprendizado.


Encontre significado no trabalho: procure conectar seu trabalho a um propósito maior. Pergunte-se como suas habilidades e contribuições podem fazer a diferença para os outros, para a sociedade ou para o mundo em geral. Valorize o impacto positivo que você pode ter através do seu trabalho e busque oportunidades que estejam alinhadas com seus valores e objetivos de vida.


Busque equilíbrio entre vida pessoal e profissional: lembre-se de que a realização profissional está interligada à sua felicidade e satisfação pessoal. Reserve tempo para atividades que o energizam e o fazem feliz fora do trabalho. Priorize seu bem-estar físico, mental e emocional, pois isso terá um impacto positivo em sua produtividade e satisfação no trabalho.


Busque orientação e apoio: procure a ajuda de um profissional especializado, coach de carreira ou terapeuta para orientação e suporte na jornada de descoberta profissional e pessoal. Converse com amigos, familiares ou colegas de confiança sobre suas aspirações e desafios, e esteja aberto a receber conselhos e retornos construtivos. É por isso que eu estou aqui, para te ajudar nesse processo. Reconhecer as suas trajetórias e saber pontuar suas habilidades faz toda a diferença nessa hora.


Lembre-se de que o processo de encontrar realização profissional e descobrir seu propósito é contínuo e pode levar tempo. Seja paciente consigo mesmo e esteja aberto a aprender e crescer ao longo do caminho.


Vamos juntos embarcar nessa jornada?

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page