top of page

Necessidade de receber validação, como sair deste sintoma?






Você já sentiu a necessidade em receber elogio por algo que você fez? Ou foi motivado a fazer qualquer atividade pensando no que poderia receber de retorno? Essa sensação de esperar por reconhecimento, validação, elogio só demonstra uma coisa: você pode ser uma pessoa que precisa de VALIDAÇÃO para produzir. Se você se identificou com alguns pontos acima, esse teste abaixo é para você:


1.      Você busca constantemente a validação dos outros? É aquela necessidade em ter sempre aprovação dos outros nas ações, tomadas de decisões. Não decide nada sem antes validar suas ideias com os demais.

10 pontos

 

2.      Você tem medo da opinião dos outros e das críticas: o efeito rebote da validação é o medo exacerbado em receber críticas ou de ser rejeição. É o receio de desagradar ou ser julgado pelo outro.

10 pontos

 

3.      Você têm muita dificuldade de dizer "não": sensação contínua de culpa, temor da desaprovação, ignorância e exclusão.

10 pontos

 

4.      Você tem baixa autoestima: não se sente digna ou suficientemente boa, e, portanto, busca a validação externa para se sentir valorizada.

10 pontos

 

5.      Necessita de atenção excessiva à opinião dos outros: valoriza demais a opinião dos outros, deixando de agir de acordo com suas próprias vontades e necessidades, colocando sempre as expectativas e opiniões dos outros em primeiro lugar.

20 pontos

 

Se você fez 20 pontos ou mais, precisamos conversar sobre a sua forma de ver a vida. Ter confiança é fundamental para conseguir encarar as oscilações do seu dia a dia com jogo de cintura e controle. Mas nem sempre é fácil conseguir manter um padrão. Nos sabotamos por inúmeras formas: instinto de sobrevivência, necessidade em pertencer a um grupo, comportamento social, necessidade em ser aceito, entre muitas outras coisas.


Mas será mesmo que a nossa insegurança nos causa apenas mudanças no que diz respeito ao modo de agir e falar? Não mesmo, a insegurança afeta diretamente a sua consciência, se aloja na falta de controle emocional, timidez, vitimismo, solidão, carência, desequilíbrio e até mesmo uma depressão e outros transtornos psicológicos.


Nós, quando digo nós, me refiro a nós seres humanos, somos movidos por sensações de compensação. Precisamos e temos a necessidade de estarmos a todo momento recebendo algo, uma devolutiva do que estamos fazendo, como estamos agindo, até mesmo como forma de ter a certeza do caminho que estamos percorrendo.


É legal receber um elogio, né? Mas você já parou pra pensar que quando a gente depende disso pra se sentir bem, a coisa fica séria? A gente acaba fazendo um monte de coisa só pra agradar os outros, mesmo que não seja o que a gente queria de verdade. E o pior é que quando a gente não recebe aquela dose de validação, a gente se sente um lixo, insuficiente, ridicularizado, inútil. É como se a nossa autoestima fosse na base do "like" e dos comentários positivos. Isso não tá certo!


Às vezes, a gente até acaba se metendo em situações ruins só porque a maioria está parecendo se divertir e a gente quer se sentir parte disso. Aí a gente vai lá e cria uma situação que não tem nada a ver com a gente só pra agradar os outros. E adivinha? No final, quem se prejudica é a gente mesmo.

Em resumo, é preciso saber determinar o tempo certo para cada coisa. Mas se você não consegue se libertar dessa necessidade e sente que a sua auto confiança está rompida, é preciso procurar ajuda de profissionais que te coloquem como protagonista da sua própria vista.


Eu estou aqui para isso, para ser o teu fio condutor nesse processo. Dentro da jornada da liberdade, a gente tem que se valorizar do jeito que é, sem depender dos outros para se sentir bem. Afinal, a única validação que realmente importa é a nossa própria.


Confira algumas dicas para melhorar a sua forma de se ver, e assumir as rédeas da sua vida:


Aceite seu valor: Primeiro passo é entender que você é incrível do jeito que é, independente do que os outros dizem. Reconheça suas qualidades, seus talentos, e se ame, mano.


Faça o que te faz feliz: Ao invés de fazer as coisas pensando no que os outros vão achar, foca em fazer o que realmente te deixa feliz e satisfeito. No final das contas, é isso que importa de verdade.


Valorize suas conquistas: Em vez de esperar que os outros te deem tapinhas nas costas, aprenda a se parabenizar pelas suas próprias conquistas, por menores que sejam. Seja seu próprio cheerleader, mano!


Seja autêntico: Não se force a ser alguém que não é só pra agradar os outros. Seja autêntico, seja você mesmo, porque é isso que vai atrair as pessoas que realmente vão te valorizar pelo que você é de verdade.


Corte o mal pela raiz: Se tem gente na sua vida que só te puxa pra baixo, que só te faz se sentir mal consigo mesmo, corta essa parada da sua vida, mano. Tá na hora de se livrar de relacionamentos e ambientes que não te fazem bem.


A regra é clara, focar mais em si mesmo, valorizar suas próprias conquistas e se libertar desse ciclo vicioso de busca por validação é a melhor escolha. A única pessoa que realmente precisa te reconhecer é você mesmo. Se ame e seja a sua melhor versão, sabe para quem? Para VOCÊ!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page