Controle emocional: sua vida está em como você se sente!
Esse não é mais um texto emocional que vai te fazer dar um up do dia pra noite como muitos gurus prometem. Mas sem um começo. E começar a ler agora, já é a melhor decisão. Vem se autoconhecer!
Vivemos na era onde todo mundo têm inteligência emocional e supera tudo apenas fazendo treinamentos. Mas o grande mal desse século é a inversão que esses locais têm sobre quem realmente precisa de apoio. Quando lidamos com o emocional do ser, precisamos olhar para dentro, reconhecer suas dificuldades, entender suas falhas, analisar seu comportamento, traduzir suas frustrações e traçar juntos um caminho de cura.
Como toda base do desenvolvimento do ser humano é a educação, é natural que se desenvolvam gerações de repetições que travam inúmeras áreas de sua vida. Romper os elos de gerações presas a problemas, crenças limitantes e retrógradas. é um processo duradouro, constante e precisa de imersão de autoconhecimento.
Quando falamos em romper barreiras, estamos falando diretamente com a criança interior que em algum momento captou e absorveu inúmeras situações que o trouxeram até aqui. É claro que uma decisão que se toma visando a mudança de hábito e de vida já é um passo importante, mas precisamos levar em consideração que a terapia com profissionais capacitados é fundamental.
Precisamos ver o quanto nosso emocional interfere nas nossas decisões, na forma como nos vemos diante o outro e também como vemos o outro. Muitos atrasos em nossa vida, principalmente no que contempla a evolução pessoal, correspondem diretamente ao modo como nossas emoções estão afetadas.
Abaixo confira um passo a passo que pode te ajudar a conduzir melhor todo esse processo, mas vale a pena lembrar que, nada substitui a terapia constante.
Tenha autoconsciência: reconheça suas emoções. Esteja ciente dos gatilhos que desencadeiam reações emocionais. Olhe para dentro!
Respiração consciente: pratique técnicas de respiração profunda para acalmar o sistema nervoso. A respiração consciente ajuda a reduzir a ansiedade e promove a clareza mental.
Pausas estratégicas: Tire um tempo durante situações intensas. Dê a si mesmo um momento para se afastar e recuperar a compostura. Uma pausa muda tudo.
Expressão saudável: Encontre maneiras saudáveis de expressar suas emoções, como falar com alguém de confiança. Evite reprimir sentimentos, pois isso pode levar a explosões emocionais. Ter um momento com seu terapeuta é parte crucial no tratamento.
Mudança de perspectiva: Tente ver a situação de diferentes ângulos. Pergunte a si mesmo se suas emoções estão sendo influenciadas por interpretações distorcidas. A Constelação Familiar pode te ajudar e entender as razões por trás de cada sentimento.
Aceitação: Aceite que algumas situações estão além do seu controle. Foque em lidar com o que está ao seu alcance.
Prática de mindfulness: Engaje-se em práticas de mindfulness, como meditação, yoga, respiração guiada. Isso ajuda a manter o foco no presente e reduzir a reatividade emocional.
Definição de limites: Estabeleça limites saudáveis para proteger sua energia emocional. Saiba quando dizer não e quando se afastar de situações prejudiciais.
Estabelecimento de metas realistas: Defina metas alcançáveis para evitar frustrações excessivas. Celebrar pequenas vitórias contribui para o equilíbrio emocional.
Exercício físico: A prática regular de exercícios libera endorfinas, promovendo um estado emocional mais equilibrado. O exercício é uma forma eficaz de aliviar o estresse e a tensão emocional.
Cuidado com a saúde geral: Mantenha uma rotina de sono adequada. Uma dieta balanceada contribui para o equilíbrio emocional.
Desenvolvimento pessoal: Invista tempo no seu crescimento pessoal. Aprenda com experiências passadas para fortalecer a resiliência emocional.
O controle emocional é um processo contínuo e individual, e diferentes técnicas podem funcionar para diferentes pessoas. Experimentar e ajustar essas estratégias de acordo com suas necessidades é fundamental, pois assim você alinha o que for mais confortável para você, sem exigir demais de si o tempo todo.
Vamos juntos fortalecer o seu eu, de dentro pra fora. Comece pelo AGORA!
Comments