top of page

Constelação sistêmica e negócios: melhore o desempenho da sua empresa e da sua equipe





Ter uma equipe produtiva e organizada faz toda diferença na hora de prosperar o seu negócio. É fundamental ter um time alinhado e pronto para enfrentar qualquer adversidade, seja ela no ambiente empresarial quanto na sua vida familiar. É nesse ponto que a constelação irá agir, fortalecendo os princípios, valores e alinhando a estrutura colaborativa.


Todo ser humano carrega consigo trações genéticos de sua cadeia familiar, biologicamente falando, é aqui que começa a se formar o conceito de família. Durante seu desenvolvimento, além de traços físicos e dna, outros pontos são “herdados” de seu convívio. Manias, medos, anseios, traumas, dores, repulsas, bloqueios são alguns dos “genes ocultos” que são carregados de uma vida ao lado daqueles que se ama, independe se são pais, mães, avós, irmão, tios, primos, entre outros. Essa complexidade que se cria, eventualmente, não é proposital por parte daqueles que estamos acostumados a carregar conosco, algumas situações são decorrentes de criações anteriores e, pela forma como foram educados e doutrinados a crescer, replicam para as demais gerações por acreditarem que dessa forma é possível “criar” um ser humano mais preparado para a vida.


O que muitos não sabem é que, replicando tais ações ou evitando ouvir e conviver abertamente, isso vale para qualquer tipo de relação, o indivíduo acaba projetando todas essas ações em cada área de sua vida. E é aqui que começa a se desenvolver um profissional para o mercado de trabalho despreparado emocionalmente. Dependendo de como é a estrutura vital do ser, acaba interferindo diretamente no seu perfil comportamental e no seu desempenho/rendimento como um profissional.

Muitas vezes o currículo e a inteligência não são suficientes para desenvolver funções com precisão, bem como estar preparado para lidar com outros colegas de trabalho e até mesmo os superiores, o que caracteriza um problema latente que precisa ser resolvido. É aqui que a constelação sistêmica nos negócios atua de forma assertiva e eficaz, onde além de organizar a estrutura da empresa, auxilia no direcionamento pessoal dos colaboradores, identificando lacunas que precisam ser preenchidas e/ou moldadas para aprimorar ainda mais a estrutura do time.

Bert Hellinger em seus estudos no desenvolvimento da aplicabilidade da constelação sistêmica identificou que podem existir práticas ocultas que dificultam as relações dos membros de um sistema pelas suas próprias práticas, o que resulta em uma ruptura estrutural. E para nível tais práticas, a constelação sistêmica age diretamente no que está oculto pela forma da percepção, trazendo a tona insights, projeções e maneiras alternativas que vão sanar e favorecer as soluções para as questões em aberto.


Muitas vezes um negócio não prospera ou se desenvolve por dois fatores: a) o primeiro e mais comum é pela falta de autoconhecimento dos empresários/líderes que continuam repetindo ações de seus familiares, boicotando seu desenvolvimento e afetando diretamente sua crença relacionada ao dinheiro/finanças; b) o segundo está relacionado a dificuldade em reconhecer em sua equipe falhas além das operacionais, causando um retrocesso ao travar situações com seus colaboradores (tais colaboradores que apresentam um perfil igual ao discutido acima).


E aqui, apresentamos um terceiro fator: quando o primeiro e o segundo estão presentes em uma mesma estrutura empresarial. Aqui literalmente a situação provavelmente já está caótica e o verbo “agir” deve vir acompanhado do “agora”. Mas como tudo na vida tem uma solução, para ambos os fatores também há: a constelação familiar para o seu negócio.

Ela não vai atuar somente nos reconhecimentos de cada colaborador, bem como no dos founders da empresa, e melhorar suas habilidades de dentro pra fora, mas também irá desenvolver uma melhor estrutura de convivência-desempenho-trabalho-projeção de futuro-crescimento pessoal e financeiro. É uma via de mão dupla trabalhar lado a lado de uma constelação familiar, pois ao mesmo tempo em que há a cura, também há progresso.


O trabalho é feito com base nesses pilares desenvolvidos por Hellinger:


Lei do pertencimento: pertencer é uma escolha, por mais que possa ser temporária, todo e qualquer colaborador tem por direito se sentir pertencente ao local em que está inserido.


Lei da Hierarquia: é fundamental haver um respeito sobre quem está acima ou abaixo de você, independente do posto, ocupação, setor ou área que pertence ou comanda. Respeito mútuo sempre.


Lei do equilíbrio: assim como é esperado um desempenho por parte da equipe, é essencial que ela seja remunerada de forma equivalente às suas funções, formações e especializações, ser justo na hora de cobrar é também ser justo na hora de pagar. Isso vale para outras vertentes financeiras como honrar o pagamento de impostos e dos fornecedores que colaboram para o desenvolvimento de seu negócio.


Cumprindo com esses princípios básicos, sua empresa estará pronta para, junto ao processo da constelação, resolver os conflitos existentes entre os associados (chefes, sócios, colaboradores, entre outros); remodelar o caminho para superar as dificuldades financeiras, alavancar metas, projetos, novos produtos, cenários e mercados de atuação (de novas parcerias até expansão comercial como filiais); melhorar o desempenho na hora de liderar, traçar os problemas, analisar e desenvolver alternativas para melhorar situações nos departamentos da empresa; traçar o perfil comportamental dos colaboradores já atuantes, bem como ajudar na seleção de novos; analisar processos administrativos relacionados a sucessões na empresa, apropriação de herdeiros, entradas ou saídas de novos sócios, bem como também ajudar a compreender melhores cenários para investimentos; e por fim destravar bloqueios, tanto pessoais quanto voltados para o meio empresarial, que estão impedindo que o sucesso e o reconhecimento cheguem até a sua empresa.


Agora é só começar a destravar o seu medo de ter alguém te auxiliando e já começar a mudar seu cenário hoje mesmo. E eu estou aqui para isso, ser a válvula que irá te alavancar par ao próximo nível. Chega de se boicotar e seguir deixando para resolver depois, lembra dos verbos acima? É hora de AGIR AGORA!



Renata Renata Restonn | Psicóloga - Coach - Consteladora Familiar

Atendimento Online e Presencial








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page