top of page

Você sabe a diferença entre Trabalho e Emprego?


Alguns dias atrás eu estava participando de um evento e surgiu esta questão:

Você já parou para pensar qual é a diferença entre trabalho e emprego?

E resolvi dividir com você este assunto que é o PROPÓSITO do meu trabalho com este texto abaixo:

Por mais que no senso comum Trabalho/Emprego sejam usadas para a mesma finalidade (ocupação profissional), elas possuem uma diferença circunstancial:

✔️O TRABALHO está ligado a objetivos e realizações profissionais e

✔️O EMPREGO é meramente a forma de adquirimos nossa renda mensal.

Termos esta distinção bem definida entre trabalho e emprego pode te ajudar nas tuas decisões no aspecto profissional.

O trabalho está intimamente relacionado com o estilo de vida, em quem você é hoje e quem deseja se tornar, é baseado nas metas, objetivos e sonhos que te motivam a levantar todos os dias determinado, com disposição e energia e vai muito além da questão financeira, pois envolve o caminho para a realização.

Já o emprego é uma ocupação alienada, onde você executa suas tarefas meramente pensando na questão financeira, não há ligação nenhuma com quem você é. Aqui, as suas chances de acabar infeliz realizando o que não te traz nenhuma satisfação pessoal e profissional é exponencialmente maior e o resultado disto é a estagnação na sua vida profissional e na sua vida pessoal.

Quem já não passou por esta situação?

Acredito que a grande maioria, quer seja por falta de experiência (primeiro emprego) ou por ainda não ter descoberto a sua paixão, o que verdadeiramente está conectado com suas motivações, seus sonhos e a sua essência.

Você precisa relacionar a sua ocupação profissional com a sua existência, com a construção do seu legado, com a importância para as outras pessoas.

Você já se perguntou como quer ser lembrado depois da sua passagem?

Qual a importância que terá na vida das pessoas que ficaram?

Qual o legado que quer deixar?

Importar significa levar para dentro, carregar as melhores lembranças suas por alguém que muito te estima.

Por isso é fundamental o autoconhecimento para ter a plenitude para identificar e esclarecer o sentido da tua vida.

Você deve estar se perguntando o que a definição destas palavras vai mudar na minha vida?

Mas esta diferença de significados vai gerar a pergunta:

Qual dos dois eu me encontro hoje?

Quanto você está contribuindo para a seu crescimento, para a sua existência ou está jogando contra você, alimentando um caminho contrário, improdutivo e de acúmulo de “talvez” ou “e se”?

Você provavelmente tem um expediente com duração de oito horas, então não é nenhum exagero dizer que passa grande parte da vida trabalhando e essa atividade ocupa a maior parte da tua vida e isso inclui uma rotina pesada, que vai deixando a sua vida sem cor, monótona e cansativa. Diante disso, a sua insatisfação com a vida profissional fica cada vez mais evidente e começa a afetar o seu dia a dia.

Muitas pessoas estão nesta situação e vivem angustiadas, o que explica porque muitos profissionais bem-¬sucedidos, tem uma vontade gritante de virar o jogo e abandonar tudo para morar em outro lugar sem stress e com mais qualidade de vida.

Você deve avaliar a sua vida é ver o que é necessário para ter mais qualidade de vida, tempo para o que é realmente importante para você.

Pensa o que te motiva a levantar diariamente e que faz sem esforço, quais são os seus objetivos para crescer na sua carreira e na sua vida como um todo.

E agora você consegue responder se tem um trabalho ou um emprego?

Eu sei que nem sempre é fácil identificar a diferença entre trabalho e emprego. Geralmente a maioria das pessoas percebe essa diferença com o passar do tempo, começa com uma sensação de tédio por desempenhar sempre as mesmas funções, além de não ter estímulos para sair do "feijão com arroz" e é recompensado apenas por fazer o básico. Como resultado, a frustração é inevitável e afeta todos os setores da vida.

Do outro lado, o trabalho contribui para alcançar a evolução pessoal na medida em que você começa a identificar as suas habilidades para utilizá-¬las como principais ferramentas para VIVER O SEU PROPÓSITO, assim, você é remunerado pelo que é e pelo que sente prazer em fazer.

Uma dica: Se você após ler este texto se viu tendo um emprego é bom pensar em mudar para um trabalho.

Isso não quer dizer que precisa sair correndo e largar tudo, não, pelo menos não agora. Mas você deve analisar a sua carreira e identificar os teus talentos, os pontos fortes (autoconhecimento) o que você faz bem e dar inicio ao um planejamento para VIVER SEU PROPÓSITO.

Trabalho com propósito – faça estas perguntas a você:

Qual é a minha missão?

Como eu quero ser lembrado?


Se eu não existisse mais, faria alguma falta?

Essas são questões que vão te ajudar a Descobrir o seu Propósito de Vida, a encontrar a sua paixão e assim vai compreender como o trabalho se tornará uma experiência incrível de vida.

Quando você encontrar estas respostas dentro de você, te garanto que irá sentir um mundo de novas possibilidades para escrever a sua própria história.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page