O que o medo faz com você, ele te paralisa ou te encoraja?


Pouco importa se o medo é de barata, de fazer uma apresentação em público, a resposta do corpo é nos colocar em estado de alerta: pupilas e brônquios dilatados, respiração e batidas cardíacas aceleradas e maior pressão sanguínea.


O circuito do medo é um dos mais básicos do cérebro e é extremamente útil para que sejamos capazes de ter uma resposta rápida e fugir de ameaças. Ele também nos protege de desilusões.

No entanto, quando não conseguimos controlar nosso medo, ele pode nos paralisar ou levar até quadros graves de ansiedade e síndrome de pânico.


Como tudo acontece?


Tudo começa na amígdala, que é a responsável pelo processamento de ameaças do meio, por ex.: "Eu estou em casa e escuto um estouro.


O barulho vai ser processado pela amígdala e vai disparar estímulos para reagir a esta ameaça,” Assim,a amígdala vai acionar o hipocampo, que dará às primeiras informações para indicar se é ou não uma situação de risco.


Quais os sinais do medo?


Identifique a que reação do seu corpo está ligada ao medo. "Você está na sala com seu chefe, ou diante de uma prova, as mãos estão suando, o coração bate tão forte . São reações que não se encaixam naquela situação, mas é a reação do circuito do medo disparado pela amígdala.” Conscientemente manter a respiração profunda é uma técnica para acalmar o corpo e reduzir os sinais de estresse.

Racionalize: há motivo para se sentir ameaçado?


Se a sensação de medo não é justificada, se esforce para apoiar o circuito cerebral,tentando racionalizar a situação e ajudar o córtex pré-frontal a fazer o melhor julgamento e interpretação daquele cenário.

Você viu uma sombra na janela e seu cérebro mandou todos os sinais de alerta para o corpo.


O que pode ter sido esta sombra?Você já viu essa sombra antes?

Tem árvores perto da casa?O que mais poderia fazer estar sombra?


Lembre-se controlar a sensação de medo não é necessariamente acabar com ele.

O que pode ser esta sombra?Você já viu essa sombra antes?Tem árvores perto da casa?


Você pode controlar a sensação de medo.

Lembre-se controlar a sensação de medo não é necessariamente acabar com ele.


Quer entender como administrar as suas emoções, saber como elas podem te impulsionar ou te aprisionar diante das mais diversas situações diárias?


A Coachterapia em Grupo Online será em Setembro, início dia 09/09 às 20h, serão 6 encontros durante 2 meses para desenvolver : Foco – Disciplina – Inteligência Emocional – Produtividade – Organização




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square