top of page

Desperte para seu mundo!






O que nos faz despertar no pensamento sistêmico?

Você já parou para “pensar” como desenvolvemos nossos pensamentos? Ou melhor, como intencionamos nossa mente para pensar? Muitas dessas intenções nem sempre são racionais ou diretas, elas surgem do mais profundo inconsciente e são carregadas de significados e sentidos reais. Mas a final, o que tem o pensar sistêmico a ver com isso?

A resposta é TUDO. Pois olhar de forma sistêmica nada mais é que olhar o todo como uma construção total, um plano geral onde tudo que acontece só contempla a existência desse todo. Ficou confuso? Calma que eu te explico!

Se pegarmos a origem de “sistêmico” e seu significado, nada mais é que a derivação da palavra systemic, que em inglês é algo próprio ou relacionado com um sistema, aquilo que é sistemático, organizado, disposto de uma metodologia. Assim é a vida, como um grande sistema de computação, onde atualizamos as pastas diariamente, programamos novas codificações, apagamos alguns vírus ou malware que se alojam por um tempo, resetamos, ativamos o modo restart e continuamos a usar a máquina.


De tanto que usamos, desenvolvemos mecanismos viciosos que nos impedem de explorar outras fontes e de despertar. Mas a final, o que seria esse despertar sistêmico? É quando nos dispomos a fazer uma limpeza no sistema, retiramos tudo àquilo que não está colaborando pra máquina funcionar em sua total operacionalidade, e vamos substituindo o antigo por novas pastas, aplicativos, ferramentas úteis que deixem a vida mais fácil.


E o todo, fica onde? Fica exatamente onde esta, pois como já diz, ele é o “TODO”, cada parte, interna ou externa, simplificada ou codificada, de pequena ou grande escala compõem e completa esse todo. Saindo do paradoxo do sistema como um computador, é comum nos direcionarmos a escolhas mais fáceis, que não tire a nossa paz e nos traga a carga mínima de conflitos existente.


Despertar de forma sistêmica é quebrar essas barreiras, é pensar fora da caixa, ir de encontro ao problema ou criar um, pelo ato de estar disposto a ser e agir diferente. Se colocar em modo despertar é se abrir para a vida como ela é, sem filtros, sem se preocupar com o que pode acontecer e qual o rumo que tudo pode seguir.


Essa forma de contemplar a vida como ela é, pela visão do despertar sistêmico, eleva o nosso nível mental, espiritual, emocional e físico. Mental, pois nos abre a possibilidades infinitas, preparando nossa mente para enfrentar qualquer situação. Já o espiritual nos aproxima daquilo que nos mantém firmes e esperançosos, é a nossa régua de acreditar sem ver, confiar pelo sentir.


Assim nos colocamos a prova de que, é preciso ter a mente elevada ao ser superior, pois dele provém muitas curas, inclusive a emocional. Essa, sem dúvida é a maior comprovação do todo, pois quando aprendemos a controlar nossas emoções, é o mesmo que dissermos “sim, estou pronto para o que der e vier”, inteligência emocional é uma virtude. Por fim, o físico é a soma dos três, quando a tríade se alinha, o corpo responde a seu favor, com saúde, vitalidade e condicionamento.

Independente de qual for a nossa escolha diante de nossa vida, aprender a despertar para o todo é um passaporte de liberdade para viver e experimentar cada ciclo ou fase da vida com plenitude.


Despertar para a realidade

É traçar a linha da vida sem fugir ou pular os momentos. Estar disposto a encarar a verdade como ela é, os conflitos de forma integral, é saber perder e dar sem frustrar expectativas. Despertar para realidade é estar focando no futuro, vivendo o todo com tudo, ou seja, aceitando as dores, as alegrias, os estresses naturais que toda vida em movimento exige.


Despertar das raízes

Todo mundo precisa se desprender daquilo que não faz mais parte do seu eu, e isso vale para as raízes que trazemos de nossa família biológica, relações enraizadas não benéficas e até mesmo amizades que não comtemplam mais o seu modelo ideal. Despertar das raízes também é se permitir ser quem é, bater no peito e falar “eu sou italiana mesmo tendo nascido no Brasil”, é defender seu jeito único de ser. Desperte para o que enraíza!


Despertar lugar de força

De boa e leoa todo muito tem um pouco! E aqui não esperamos menos. Seja sua própria frente de batalha, arregace as mangas, coloque sua força pra fora, enfrente e faça jus aos seus direitos. Seja corajoso, acredite no seu potencial, não esmoreça aos conflitos. Pelo contrário, faça deles a sua fonte de energia.


Despertar para a ação

Lembra do último texto sobre a vida ser movimento? Então é exatamente isso. E se tu não faz ideia do que a gente tá falando aqui, volta nos artigos anteriores e mergulhe fundo, porque a ação é fruto da VIDA EM MOVIMENTO, de se APAIXONAR PELA VIDA, tecer o seu caminho como ele é, sem tirar nada, passando por cada pedra, curva, atrito. É isso que vai te fazer querer mais, buscar mais e ser melhor. Coragem, só se vive quem acredita que, mesmo no meio do mar sempre vai haver um barco pra te tirar dali. PENSE NISSO!


Renata Renata Restonn | Psicóloga - Coach - Consteladora Familiar

Atendimento Online e Presencial






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page