top of page

Você troca presença por presente?

Nós vivemos em uma sociedade em que o presente entrou no lugar da presença. A rotina atarefada do dia a dia, a vontade de ter uma vida financeira confortável, as cobranças do trabalho nos induzem a ficar cada vez mais longe de quem amamos e quando tentamos uma aproximação sempre tendemos a suprir isso com algum presente (bens materiais).

É compreensível que isso esteja acontecendo, uma vez que estamos inseridos em uma sociedade altamente consumista e passando por um isolamento nunca imaginado nem nos mais terríveis pesadelos.


Mas você sabe quais são os três sabotadores financeiros que te atormenta todos os dias?


O primeiro deles é o ORGULHO. Quanto mais você se orgulha de algo que fez, quanto mais você se sente bem com uma conquista, mais você gasta. Aquela sensação de merecimento depois de um trabalho duro ter gerado resultados é o que mais te leva a gastar o dinheiro de forma descompensada e sem nenhum planejamento.


O segundo deles é a CULPA e isso retoma o tema central que eu disse no começo deste artigo. Você se sente culpado(a) por estar cada vez mais longe dos seus filhos, pais, amigos, pessoas importantes, realizando momentos de lazer, de diversão ou mesmo curtir a própria companhia. O seu trabalho exige que você esteja cada vez mais presente e mais disposto (a) a fazer o que é e o que não é da sua função. Você, pai/mãe de família, com um, dois ou três filhos para criar não questiona muito o que está acontecendo e logo assume a função de deixar a família de lado, colocar o lado emocional de escanteio e apenas manter o foco no trabalho, afinal é dele que sai o dinheiro para dar um presente e um futuro melhor para os seus.


O que você começa a fazer após tudo isso é a trocar a presença por presente. Você sai do trabalho e compra o brinquedo da última geração para o seu filho, compra uma jóia para a esposa, compra a camiseta do time do seu esposo, um vinho que ele goste, a boneca tão sonhada da sua filha. Nesse momento tudo pode ficar feliz, pois o vazio material será preenchido, mas é somente esse o seu lado pai/mãe, esposo(a)? E a pessoa que veste todas estas roupas (identidades), exerce as mais diversas funções nesta vida adulta quando tira a capa de super herói (heroína) e se reconhece?

Ele (a) não se reconhece, ele(a) não sabe onde quer chegar, do que gosta ou mesmo nunca se perguntou para onde tudo isso leva.


O último sabotador FINANCEIRO tem a ver com a inveja. Por mais que você se julgue ser uma pessoa com zero inveja dentro de si, você sabe que quando o seu concorrente, amigo ou alguém próximo alcança algum resultado ou esbanja um carro novo, uma viagem que você gostaria de fazer ou uma casa super confortável, você se sente passado(a) para trás e tenta ficar no mesmo patamar. Você compra carro, se exibe por aí com roupa de marca, gasta com uma viagem internacional desnecessária e por aí vai.

Não confunda o palco com o bastidor…


Esses três pontos são sorrateiros, trapaceiros e te fazem ir de um ponto a outro, do sucesso ao fracasso em pouco tempo.


Lembre-se: o seu palco é o que você mostra ser, o seu bastidor é o que você sofre para mostrar.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page