Entenda os impactos da constelação familiar na sua vida



A Constelação é o pontapé inicial para uma série de mudanças familiares que influenciam não apenas a vida de quem se dispõe a mergulhar neste processo, mas também de todos os membros da família, sejam eles atuais ou do passado. Isso porque, a prática considerada terapêutica, atua no campo morfogenético, ou seja, no da memória familiar, desencadeando novas perspectivas e uma maior compreensão do sentido da própria existência.

Assim, o movimento por ela provocado age direcionando a visão dos envolvidos para questões que também necessitam ser vistas de modo mais aprofundado, fazendo da Constelação Familiar uma verdadeira cirurgia anímica. Mas não se engane: como qualquer procedimento médico, os cuidados pós-operatórios se farão necessários. Os efeitos colaterais tendem a se manifestar na forma de cansaço ao término das sessões ou na fragilidade durante o restabelecimento da nova ordem física e emocional. Esteja atento a eles!


Como é possível que isso aconteça?


A resposta é simples! Nesta etapa seu organismo anímico começa a disponibilizar recursos para que você siga na direção do seu propósito de vida, removendo do caminho tudo aquilo que impede esse fluxo.

É possível que este estado se prolongue por dias ou até mesmo uma semana, até que a consolidação das mudanças acessadas esteja completa. Utilize esse tempo para observar os efeitos do seu trabalho,as reações de sua constelação.


Reações que se evidenciam


Na atuação sistêmica desta prática há cinco tipos de reações que podem ser observadas, algumas de forma mais leve, é verdade, mas todas elas irreversíveis. Conheça a maneira como cada uma se manifesta:

1 - Sentimentos como mágoa e tristeza ocorrem quando estão associados a processos de interrupções, separações, afastamentos e membros da família que tiveram seu direito de pertencimento negado no sistema familiar;

2 – Raiva, medo e até mesmo um estado febril, são reações que se manifestam diante de conteúdos ligados a entrelaçamento quântico, que antes inconscientes, hoje emergem para serem liberados na superfície;

3 – Quando a sensação de bem estar e alívio passa a ser constante na vida do indivíduo, inclusive durante o sono, em seus sonhos. Neste estágio o mais importante é cultivar estas vivências, sem a necessidade de interpretá-las;

4 – A reação também pode vir de fora, do campo sistêmico familiar, quando o conteúdo da constelação é manifestado através de um dos familiares. Ele poderá dizer que sonhou com você ou manifestar palavras presentes no seu processo. Os sinais serão perceptíveis. Fique tranquilo!

5 – Por último, temos a manifestação do futuro revelada por um estado geral de leveza e alívio, que vem para ficar, desencadeando novos insight e imagens. Este estágio é um importante sinal dentro de todo o processo, pois transforma o que parecia uma piora em sinais de liberações das tensões psicossomáticas, que por sua vez abrem portas para um quadro de melhoria contínua.


Renata Reston

Especialista em Realização Pessoal e Profissional.

Psicóloga formada na UCPel 2004, Consteladora Familiar pelo Instituto Silca Malutta e pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC- 2018, Professional & Self Coach também pelo IBC.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square