Psicologia Positiva: Três Passos para a Felicidade

A Psicologia Positiva estuda os aspectos positivos da vida das pessoas, sendo que o primeiro grande tema abordado nessa área é a felicidade que, de acordo com o especialista e professor Hélder Kamei é formada por uma tríade composta de:

1 – Vida com mais bem-estar: Consiste em você alcançar uma vivência de emoções positivas, como amor, alegria, esperança e inspiração, três vezes mais que a de emoções negativas, como medo, raiva e tristeza.

No ambiente de trabalho, por exemplo, isso quer dizer que você utiliza 75% do seu tempo executando atividades prazerosas e 25% com aquelas que não são tão legais assim, mas que precisam ser feitas. Esse é o caminho das emoções positivas. É uma dimensão emocional para chegar à felicidade.

2 – Vida mais Comprometimento: Essa é uma dimensão mental, que consiste em você buscar experiências de flow, um estado em que o corpo e a mente fluem de uma forma totalmente harmoniosa e que resulta em uma vida mais engajada. Podemos dizer ainda que é a concentração total em uma atividade, seja ela física, mental, intelectual, artística, musical, social, religiosa, entre outras.

O que você faz com prazer e naturalidade?

O que consome 100% da sua atenção?

Independente das suas preferências, seja escrever, cantar ou praticar esportes, o mais importante, garante Kamei, “é se sentir energizado e motivado”.

3 – Vida com Mais Propósito: Este último aspecto consiste em você ter uma vida com significado ou com um propósito maior. É justamente quando você encontra sentido para a sua existência.

Esse caminho tem muito a ver em servir uma causa maior do que a si mesmo. Pode ser uma causa social, um projeto, entre outras atividades.

Esses três caminhos, que envolvem engajamento, experiências de fluxo e significado, devem estar alinhados para o alcance de uma vida plena, que sintetiza os aspectos da vida pessoal e profissional.

#desenvolvimentohumano #equipe #carreira #desenvolvimentopessoal #psicologiapositiva #pessoas #líder #qualidadedevida #realizaçãopessoaleprofissional #sucesso #autoconhecimento #gestãodepessoas #coaching #propósito

    0