O QUE É AUTOCONFIANÇA E COMO A COACHTERAPIA AJUDA A ESTIMULAR?

Autoconfiança é a confiança que temos em nós mesmos e em nossas capacidades. Pessoas autoconfiantes são seguras, decididas, sabem apresentar suas ideias com clareza e sem parecer arrogantes, enfrentam os desafios e sabem tomar boas decisões, mesmo quando estão sob pressão.

Aquelas que estão bem preparadas e possuem grande conhecimento, mas não apresentam autoconfiança, desperdiçam seu potencial e acabam fracassando em seus projetos, mesmo sendo merecedoras do sucesso.

A autoestima é um dos fatores que influenciam na autoconfiança de um indivíduo.



Gostar de si mesmo, se respeitar, aprender com os erros e saber identificar suas próprias qualidades são alguns dos caminhos para o desenvolvimento da autoestima, que culminará em uma maior autoconfiança.

Pessoas autoconfiantes também inspiram a confiança e despertam motivação em todos que estão ao seu redor. Afinal, ninguém se sente positivamente influenciado por alguém que se apresente sempre de forma depreciativa ou insegura.


Estimulando a autoconfiança com ajuda da Coachterapia


É possível exercitar e estimular a autoconfiança. A Coachterapia ajuda justamente para assessorar pessoas que tenham interesse nesse desenvolvimento, ajudando a analisar e diagnosticar pontos de qualidade e questões que precisam ser trabalhadas em cada indivíduo.


7 Atitudes para estimular a autoconfiança

Existem algumas atitudes que podem ajudar no fortalecimento da autoconfiança, veja quais são elas.


1 – Se conheça e reconheça suas qualidades

Antes de qualquer coisa, é preciso investir em autoconhecimento. Se a intenção é confiar em si mesmo, é preciso que se conheça, porque é isso que irá fortalecer a base para que confie cada vez mais em si mesmo.

Se deixamos a mente funcionar em modo automático, a tendência é que demos sempre maior destaque para as nossas limitações, deixando as qualidades passarem batidas. Um exercício que ajuda a reverter isso é criar uma lista com todas as suas qualidades, para que sempre leia quando sentir insegurança e se lembre da sua capacidade.


2 – Faça algo novo que te desafie

Uma ótima maneira de fortalecer a autoconfiança é começando algo que te desafie, como a prática de um esporte, por exemplo. Ver a sua evolução ao longo do tempo, as conquistas e quebra de barreiras fará com que confie em si cada vez mais. Além disso, essa atividade irá fazer bem para a sua saúde e gerar uma série de benefícios fantásticos.


3 – Observe a sua postura e linguagem corporal

O corpo também fala, uma postura com a coluna curvada e a cabeça sempre voltada para o chão passa insegurança, tanto para as outras pessoas quanto para o próprio indivíduo que se coloca assim. Por isso, comece a observar a imagem que está passando através do seu corpo, estique a coluna, olhe para frente e se abra para o universo de possibilidades que irão surgir a partir do momento em que começar a acreditar em si mesmo.


4 – Ajude as pessoas sempre que puder

Fazer o bem também ajuda no fortalecimento da autoconfiança, isso porque é uma oportunidade de ver que atitudes suas podem beneficiar outra pessoa. Isso pode tanto ser feito no dia a dia, através de favores feitos a amigos e familiares, e, também, por meio da participação de ações sociais, experiências que são extremamente gratificantes.


5 – Aprenda a aceitar elogios

Se você é do tipo que recebe elogios e fica se autodepreciando, como se estivesse tentando mostrar que não é digno daquelas palavras, procure repensar essa atitude. Se uma pessoa diz que você é inteligente e diz que gostou de algo que fez, é porque ela realmente achou isso. Aceite, agradeça e use essas palavras como mais uma forma de fortalecer sua autoconfiança.


6 – Use o passado como um guia para evoluir

Em vez de pensar no passado e ficar se culpando pelos erros que cometeu, prefira utilizar essas experiências como uma guia para evoluir. Se você agiu de uma X maneira e os resultados não foram positivos, é sinal de que deve tentar outras atitudes. Parece simplista demais pensar dessa forma, mas a verdade é que as coisas se tornam complicadas porque nós as vemos assim. Nesse sentido, descomplicar também está em nossas mãos.


7 – Compare-se apenas consigo mesmo

Ficar se comparando com outras pessoas é pedir para se sentir inferior, porque geralmente isso é feito com indivíduos extremamente bem sucedidos e que já trilharam um caminho que você está começando. Portanto, se for para se comparar, que seja com a sua versão do passado, para reconhecer o quanto cresceu e evoluiu.

E você, é uma pessoa autoconfiante?



Posts Em Destaque