top of page

A felicidade não nasce da inércia, mas sim do movimento.



A felicidade não nasce da inércia, mas sim do movimento. O mesmo vale para como você projeta a sua vida, prefere prospectar e esperar o momento ideal ou fazer o mínimo e começar a agir em busca dos seus sonhos?


Todo mundo já ouviu que nada cai do céu, que Deus ajuda quem cedo madruga e que não há nada que não possa piorar. Por mais que sejam ditados comuns, são frutos de crenças limitantes que, muitas vezes, impedem a vida de seguir seu fluxo.

Se a vida é uma constante, é provável que você já tenha presenciado muitos altos e baixos. Durante a nossa infância e adolescência as percepções são diferentes das quais encontramos na vida adulta. Quanto maior as responsabilidades, a tendência é que nosso modo de agir e pensar se molde a isso (e na grande maioria, se molda da forma errada).


Alguma vez já se sentiu estagnado? Sem vontade, reação ou perspectiva? Onde o sentido não faz sentido e a vontade é quase nula? Como se tudo o que fosse feito (por fora parece o mínimo, mas por dentro sentia ser o seu máximo) não despertava nenhuma sensação de prazer ou felicidade? Você já ficou idealizando e planejando várias e várias coisas e situações, mas nunca acha que é o momento certo ou sente que há um caminho a seguir? Ou também ficou esperando oportunidades aparecerem sem ao menos dar o menor passo para que elas de fato apareçam? Pode parecer duro de ver, mas nome disso é procrastinação.


Se pesquisarmos no dicionário, procrastinar quer dizer: “processo de deixar para depois, para outro momento, adiamento, delonga, protelação. Característica de quem transfere algo constantemente para outro momento”, ou seja, é o famoso deixar para outra hora ou também o “depois eu faço”. Mas calma, isso acontece com todo mundo, e tá tudo bem se sentir assim em algum momento. Nem sempre essas situações estão sob o nosso controle e quando percebemos que tudo tá saindo do normal e reconhecemos que isso não é o normal do seu ser: parabéns! Esse é o passo principal para trazer de volta o movimento para a sua vida: reconhecer seus limites.


Estar em movimento não quer dizer somente o ato de se movimentar, mas estar fazendo algo por você, que esteja te mantendo ativo, em constante evolução, estar em um patamar onde a sensação de pertencimento seja presente. Mas a falta dessas atitudes e a procrastinação constante são frutos de situações e relações que, em algum momento de nossa existência, nos causou bloqueios, traumas, feridas, e deixou marcas que, ou queremos evitar e buscamos fugir com hábitos errados (vícios complexos ou adotamos práticas que levam a desculpas constantes, pequenas mentiras e até mesmo “cegueira falsa” onde não se medem esforços para fingir desconhecer alguém) ou replicamos. Isso se aplica a todas as áreas da sua vida, seja no seu pessoal, físico, profissional, emocional e até mesmo para relações...


A grande questão disso tudo é que estamos intoxicados com pensamentos ruins, atitudes complexas, sensações exacerbadas e nos auto sabotamos. Alguns exemplos dessas situações são quando comemos sem ter fome e de forma exagerada, bebemos demais, para evitar algumas situações, falamos por impulso, nos forçamos a dormir mais que o necessário, cultivamos relações inadequadas e pouco a pouco, plantamos as sementes das doenças e das dificuldades em nossa vida, o que padece, principalmente, o nosso corpo e a nossa mente.


Para se ter uma vida livre das travas e pedras cultivadas no caminho, é preciso encontrar a paz e a felicidade no seu interior. Só que isso tem um preço, e muitas vezes é passar pelo processo de dor e abalo emocional, procurando profissionais que ajudem a curar feridas e libertem o seu corpo, a sua mente o seu espírito para viverem o próximo nível. Terapias com consteladores familiares, terapeutas, analistas, psicólogos, é a primeira parte para equilibrar o pêndulo. Saber reconhecer suas dores é também saber perdoar, o perdão é libertador.


Outras formas de conseguir encontrar o seu caminho em direção ao movimento, além do acompanhamento profissional que é fundamental, está em nutrir outras fontes do seu corpo, como a espiritual, encontrando alento na fé, nas práticas holísticas e energéticas; na física, seja fazendo uma caminhada, uma dança, musculação, ou até os cuidados estéticos que elevam a autoestima e trazem o prazer em se cuidar de volta pra você.


Mas o grande segredo de tudo está em se reconectar, recomeçar, redescobrir. É preciso contemplar o silêncio, a própria companhia, as suas emoções e sentimentos, acolher os processos e viver cada etapa com amor. Quando nos abrimos ao que realmente sentimos e estamos dispostos a mudar, a força do fazer acontecer surge com força total. Ter calma e paciência também fará toda a diferença, pois cada etapa tem um tempo, um processo diferente e uma nova descoberta.


Assim será mais fácil de identificar quais são as coisas que mais se sente prazer em fazer, comer, estar, quais relações gostaria de ter e como gostaria que elas fosse, estar ciente do que eu mereço receber e não em aceitar qualquer coisa ou situação.


Passo a passo para estar em movimento:

1- Reconheça suas falhas e decida mudar;

2- Mude por você, aceite os processos, respeite seu tempo.

3- Aceite que você merece uma vida boa, feliz e próspera.

4- Trace suas metas a curto, médio e longo prazo e execute uma a uma.

5- Sonhe e planeje seu futuro, assim você sentirá motivação para conquistar o que almeja.

6- Se relacione com pessoas que vibrem na mesma sintonia que a sua, assim será mais fácil compartilhar a vida.

7- Evite conflitos e fuja de situações que despertem gatilhos para você.

8- Tire um tempo no dia ou na semana para se cuidar, fazer algo que gosta, ter uma boa refeição ou um momento de prazer consigo.

9- Todo mês se presenteie, independente se algo para o corpo, para a mente ou para o espírito, não é problema algum em desfrutar de bens materiais.

10- Seja feliz com o que você têm, controle sua ansiedade, tudo que for bem executado, planejado e feito com amor ACONTECE.

11- Trate as pessoas bem, com respeito e carisma, assim você vibra energias positivas e recebe elas de volta.

12- Por fim, viva por você, esteja sempre em 1º lugar da sua lista.



Renata Restonn | Psicóloga - Coach - Consteladora Familiar

Atendimento Online e Presencial








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page