Apaixone-se pela sua vida!!
Esse não é um guia de como encontrar o amor em cinco dias, mas sim uma forma de te ajudar a se redescobrir como ser humano que ama a si como ninguém. Vamos juntos nessa jornada do autoconhecimento e autoamor?
Perder o prazer e o desinteresse pela vida e tudo que ela traz é muito fácil. Quando menos se espera os sentimentos se esvaem e a frustração toma conta. Sabe qual o segredo pra que isso não aconteça? A P A I X O N E – S E! Não há nada mais intenso e motivador que a paixão. E não digo por outra pessoa, mas por si, pela sua rotina, pelos seus problemas, pela trajetória que seu curso seguiu. Apaixonar-se é o primeiro passo para que tudo flua e se resolva. Mas e você, é apaixonado pela sua vida?
Apaixonar-se pela vida, é saber tirar proveito de cada fase que ela carrega. Ao mesmo tempo em que se aprende com as nuances de cada etapa, o processo de autoconhecimento é enriquecedor. Antes de amar algo ou alguém, é muito importante construir o que se chama de “autoamor”, ou em outras palavras, o AMOR PRÓPRIO. Mas porque dosar a medida dessa forma?
Antes de poder se abrir a sentir ou experimentar algo, conhecer nossos próprios gostos, nossa personalidade, o que mexe com a gente, até onde podemos ir com nossos anseios, como sentimos paz ou prazer, o que nos tira do eixo e nos coloca de volta, qual nosso ponto de equilíbrio, os melhores hobbies, saber descrever o seu “eu” faz toda a diferença. Sabe como isso se chama? Preparar a casa. Preparar a casa é o ato de se abrir e se deixar transcender para que tudo que há de bom e duradouro possa entrar.
Quantas vezes o esgotamento e o cansaço não permitem que façamos o mínimo, que é a higiene de cada dia? Tem dias que, depois de tanto caos, a única vontade é chegar e se jogar em um canto confortável e apagar. Mas a construção do amor próprio começa por ai. Troque a falta de vontade pelo prazer em cuidar, cuidar de si que merece um momento de descanso e prazer no dia, e ele pode vir de diversas formas: em um banho quente, relaxando cada parte do corpo (pra ser mais especial da até para colocar uma música que se gosta, acender velas e aromas), ou em forma de uma comidinha gostosa, assistindo um bom filme, o importante é viver esse momento em plenitude.
Porém, nem sempre conseguimos com maestria construir essa rotina, fazer desse hábito, um hobbie prazeroso. Dependendo das marcas que carregamos em nossa história, é difícil permitir viver momentos como esses. Crescer vendo os pais nunca estarem dispostos a relaxar ou descansar, ouvindo dizer que quem fica parado não vai a lugar nenhum, vira uma chave em nosso inconsciente que nos trava. E mesmo sem perceber, repetimos e nos punimos por algo que, pode ser a necessidade de pertencer, mesmo longe, a um vínculo que conecta com os ancestrais, ou até mesmo a dificuldade de desvincular.
Acredite, sempre há uma forma ou outra para fazer a roda seguir girando e o fluxo do rio continuar. Tudo na vida são baseados por processos, e começar a trabalhar e se apaixonar por eles são um bom começo para encerrar fases e dar abertura a novos tempos.
Comece por aqui, três passos em construção ao amor próprio:
1) Reconheça as origens: pense na sua árvore genealógica, relembre como foi exatamente o começo da sua história, como eram as pessoas, o que elas te ensinaram, o que ficou marcado em sua trajetória, o que você sente quando pensa nelas e no que viveram juntos.
2) Entenda e perdoe: selecione o que você consegue perceber que faz parte da sua vida, trace todos os jeitos, manias, repetições, mágoas que estão te impedindo de seguir, respire fundo, imagine cada uma, fale com elas, perdoe e peça perdão, essa parte do processo é libertadora.
3) Trace, acredite e realize: depois de esvaziar o seu eu de tudo que te trava, é hora de agir. Comece a pensar no que você merece, o que te faz bem, em todos os planos que estão guardados e nos novos que estão nascendo. Pegue papel, caneta, faça planos a curto, médio e longo prazo, desenvolva uma planilha de hábitos e ações para que se cumpram seus desejos. Sua hora de ser livre chegou.
Apaixone-se pelo processo
Todo novo começo requer dedicação. Terão dias bons, de ânimo, força e vontade de viver, assim como terão os dias desafiadores. Respeite esses períodos, permita-se sentir cada momento. Só vive o propósito quem respeita o processo. Pense nisso!
Apaixone-se pelas suas fases
Assim como a lua, somos cíclicos. Cada parte de nós pertence a uma forma de manifestar no mundo. Entenda a sua, acredite que é possível, permita-se fazer tudo que seu eu naquele momento deseja. Mude o visual, troque a rotina, comece novos projetos. Mas acima de tudo, seja você.
Apaixone-se pelas suas dores e problemas
Nem sempre o casulo é ruim. É só olhar para a borboleta, será que se ela se revoltasse com o fato de se recolher, poderia sair de lá linda e livre para voar? Saber esperar o seu tempo e permitir que até as dores e os problemas te ensinem algo bom diz muito sobre como você está amadurecendo. Lembre-se: viva suas fazes e respeite o processo!
Apaixone-se por cuidar e amar você
Chegamos na melhor de todas as partes: amar e cuidar de VOCÊ! Se alimente bem, cuide do seu corpo, da sua mente, nutra seu espírito. Tire um tempo pra contemplar o seu templo, leve você para sair, dance na sala, no quarto, cante no chuveiro, viaje! Sonhe acordado e acredite que tudo que há de melhor nesse mundo pertence a você!
Apaixone-se pela vida
E no final de toda a jornada, depois de se apaixonar pelo processo, pelas fases, dores e problemas, aprender a se amar e se cuidar, só resta abraçar tudo isso e se APAIXONAR PELA VIDA. Vida é isso, é movimento, é o ir e vir do tempo, de pessoas, de ações. Ame cada parte do seu movimento, não deixe que uma onda grande te afogue e te derrube, atravesse ela e descubra de novo, de novo e de novo infinitas formas de seguir se apaixonando pela vida.
Comments