top of page

5 Ensinamentos sobre Constelação Familiar que você precisa saber antes de praticar





A técnica da Constelação Familiar é uma terapia isenta de crenças religiosas que funciona como um teatro sem roteiro na busca de soluções para os conflitos geracionais. Nele o constelando traz o tema e escolhe dentro do grupo de total desconhecidos ao qual pertence, uma pessoa para ser o problema e outra que represente ele mesmo dentro deste contexto.

Quem pensa em se aventurar por este universo alternativo na busca do seu processo de cura interior para transtornos mentais, especialmente aqueles mais particulares que se encontram além da esfera jurídica, precisa conhecer 5 importantes ensinamentos sobre essa dinâmica de exteriorização de conflitos. Vamos lá?


1 - Como esse método surgiu?

A constelação familiar é um tipo de abordagem, desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, com o objetivo de facilitar o entendimento de transtornos psicológicos, principalmente àqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica das relações familiares ou de relacionamentos, através da identificação dos fatores causadores de estresse. Assim, a partir do momento em que passa a observar o mundo por outras perspectivas, o constelando estará mais capacitado e seguro para buscar a solução dos seus conflitos.


2 - Representação, âncoras e bonecos

Na prática integrativa é a vez do terapeuta incentivar a interação dos atores nesta encenação como membros de um único núcleo familiar, para identificar quais emoções estão escondidas nas frases e comportamento de quem está buscando a solução. Por isso, a importância de que nenhum dos participantes se conheça fora do ambiente de aplicação desta técnica ou saiba qual o problema que está sendo tratado, a fim de não existir nenhuma influência sobre a maneira como os sentimentos são interpretados.

Durante esse tempo, o constelador fica do lado de fora da interação tentando avaliar todas as perspectivas para, depois, junto com as emoções reportadas por cada membro, mostrar à pessoa todos os fatos sobre a sua interação com a família, identificando pontos de maior estresse, que precisam ser trabalhados.


3 - Eficácia e reconhecimento

Longe de ser sobrenatural ou religiosa, a Constelação Familiar não promove a cura e não substitui a psicoterapia feita com psicólogos, muito menos deve tomar o lugar de tratamentos médicos para doenças psiquiátricas. Ela nada mais é, do que uma abordagem, que funciona como uma pseudociência, ainda sem comprovações científicas da sua eficácia, nem aprovação junto aos Conselhos Federais de Psicologia e de Medicina. Mas, reconhecida pelo Poder Judiciário e oferecida dentro do Sistema Único de Saúde, o SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).


4 - Perfil dos constelados

A técnica trabalhada nas sessões consteladoras pode ajudar a resolver problemas de origem familiar, dificuldades de relacionamento entre pais e filhos, bem como desafios nas relações íntimas. Por isso, as pessoas que geralmente recorrem a este método são aquelas que:

- Buscam resolver problemas familiares;

- Precisam tratar padrões de relacionamento negativos;

- Querem ultrapassar um tumulto interno;

- Vivenciaram um trauma ou perda significativa.

Além destes perfis de constelandos, o método também funciona como uma poderosa ferramenta para quem procura atingir um nível superior de sucesso profissional ou pessoal.


5 - Não espere resultados de curto prazo

Uma vez que a Constelação Familiar é uma terapia relativamente complexa, nem sempre terá resultado imediatos, podendo ser necessárias várias sessões até que o participante comece a identificar o que precisa mudar na sua interação com alguns familiares. De uma sessão para a outra, é comum que o terapeuta troque os papéis dos diferentes membros da família na encenação até achar a organização/constelação que melhor auxiliei na identificar dos obstáculos.

Estabelecer os lugares de cada membro familiar em nossas vidas pode ser a chave para a solução de conflitos, superação de traumas ou simplesmente a fórmula para desfrutar de uma vida mais plena. Se essa leitura fez sentindo para você, talvez tenha chegado a sua hora de viajar por este universo e encontrar a posição certa para familiares e relacionamentos na caminhada da sua existência.


Renata Reston | Psicóloga - Coach - Consteladora Familiar

Atendimento Online e Presencial

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Endereço

Rua Visconde de Tamandaré, nº 678
Centro, Alegrete, RS.

Horários

Segunda à Sexta: 08h às 20h30

Sábado: 08h às 17h

E-mail

Redes

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page