Conhece-te e Viva com Mais Propósito!



O autoconhecimento é o processo que vai da tomada de consciência do indivíduo, passa pelo movimento de enxergar a si próprio e da auto-educação e auto-aceitação.

Logo, o autoconhecimento é um processo que inicia com a tomada de consciência do que não se vê em si próprio, não se enxerga a si porque foi formado (condicionado) a não se autoconhecer e a viver na superficialidade de si mesmo.

Após esta tomada de consciência do desconhecimento de si mesmo o indivíduo compreende que, através do exercício do autoconhecimento, ele pode aprofundar sua jornada do conhecer-se, aprendendo a se colocar em primeiro plano, sendo assim conseguirá:

  1. Olhar para si mesmo e a se ver como verdadeiramente é, como se apresenta e como se manifesta;

  2. Ouvir e perceber a si mesmo tal como acontece em todas as suas circunstâncias da sua vida,;perceendo seu corpo, suas sensações, suas emoções, pensamentos, sua presença, sua personalidade sem preconceitos, sem adjetivos;

  3. Tocar a si mesmo reconhecendo a sua textura e sua missão de vida;

  4. Não ter receio de si mesmo e

  5. Confiar e valorizar em si assumindo o compromisso de ser autêntico consigo.

Em um segundo plano, e, na maioria das vezes, de forma simultânea ao primeiro plano, ele compreende que pode aprender a:

1. Ver o outro como ele realmente é e se apresenta, sem expectativa, sem querer que o outro atenda aquilo que as suas imagens esperam dele, sem querer que o outro seja o que ele não é.

2. Ouvir o outro e perceber o outro tal como ele é . Aprender a ouvir não só as palavras, mas a presença no presente do outro, ouvindo com os olhos, coração na sua totalidade.

3.A não mais temer o outro.

4.Falar respeitosamente com o outro através de palavras, gestos, olhar, silêncio e presença no aqui-agora.

O autoconhecimento necessita de vontade e disponibilidade interior. Exige, sim, uma atenção no aqui-agora, à forma como anda; como fala; como ouve; como se veste; como se relaciona com as pessoas; como dorme; como trata o filho, o (a) namorado (a), o subordinado, a (o) esposa (o), o amigo, o chefe; como bebe água; como dirige o carro, a bicicleta, a empresa, as metas que lhe são confiadas, a própria vida; a forma como vai ao mercado, compra o jornal, vê televisão, troca o pneu, ouve rádio; como se omite ou como assume as responsabilidades que lhe são confiadas; como fala sobre as emoções que sente; como caminha; como sorri, como e porque sente medo; como cuida da saúde, etc.

A prática da atenção no aqui-agora, levará o indivíduo a compreender que ele pode experimentar o processo de construir a unidade entre o que ele pensa, sente, faz, com o que ele anseia. Este processo de aprendizado do autoconhecimento é desenvolvido em diferentes etapas, dentro de um percurso cronológico próprio de cada indivíduo e está intimamente ligado à relação consciente do indivíduo com o outro e com tudo que está inserido no mundo que o cerca.

No exercício das diversas etapas da prática do autoconhecimento, o indivíduo aprende a colocar luz na ignorância a respeito de si mesmo. Toma consciência de que não se autoconhece e do preço que tem que pagar pela sua falta de autoconhecimento, pela sua falta de responsabilidade sobre si mesmo.

Elege prioridades. Arruma sua casa interna. Liberta-se da condição de vítima e responsabiliza-se pela construção do seu significado de vida. Encara sua dor não mais como vítima, mas com muita consciência.

Aprende a se reconhecer como um grande aliado do seu processo de autoconhecimento.

Sai do papel de expectador para o de protagonista.

Retira dele a compreensão que a vida vivida fora da consciência é dolorosa, desencontrada, angustiante, quase impossível de ser bancada.

O autoconhecimento é um dos principais fatores para o nosso crescimento pessoal. Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos as nossas chances de afastar sentimentos e emoções negativas. É fato que precisamos saber exatamente aquilo que nos faz sentir feliz e realizados, e aquilo que nos afeta emocionalmente em nossa vida cotidiana.

O mais interessante é que quando fazemos este processo de autoconhecimento , imediatamente passamos a enxergar os pontos nas áreas da vida em que precisamos melhorar, como relacionamentos, finanças, emoções, saúde ou carreira.

#desenvolvimentohumano #autocontrole #autoestima #carreira #desenvolvimentopessoal #equipe #psicologiapositiva #líder #pessoas #qualidadedevida #realizaçãopessoaleprofissional #sucesso #autoconhecimento #determinação #coaching #gestãodepessoas #crençaslimitantes #propósito

Posts Em Destaque