Você sabe o que é Comunicação Não Violenta (CNV)?
A comunicação não violenta é um modo de interação onde a pessoa precisa entender suas necessidades, sentimentos, para então passar a entender as necessidades e sentimentos do interlocutor, sem que haja julgamentos, criticas, exigências ou ofensas.
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e lidar com os nossos próprios sentimentos e os de outras pessoas. E é essa capacidade que explica nosso sucesso, felicidade e realização pessoal e profissional.
Ao entendermos as nossas próprias emoções e as dos outros, temos condições de lidar melhor com elas e nos relacionar melhor consigo e com as pessoas do nosso convívio.
Desenvolvemos mais auto estima e auto confiança, e conseguimos fazer escolhas de vida que nos trazem mais satisfação e realização pessoal e profissional. Além disso, lidamos melhor com nossas dificuldades e desafios pessoais e resolvemos conflitos mais facilidade.
Ao contrário da inteligência racional, a inteligência emocional pode ser aprendida.
Uma das formas de desenvolvermos a inteligência emocional é a Comunicação Não-Violenta (CNV), criada pelo psicólogo norte americano Marshall Rosenberg.
A prática da Comunicação Não Violenta nos ajuda a identificar os sentimentos (nossos e dos outros) e a perceber que eles funcionam como bússolas, que apontam para necessidades universais que todos compartilhamos. Nossas necessidades são nossos valores pessoais, aquilo que realmente importa para nós, que nos traz felicidade, harmonia interna, auto realização e bem estar.
A prática da Comunicação Não Violenta facilita a harmonização de nossas necessidades com as necessidades de outras pessoas, promovendo a construção de relações de confiança em que há mais disposição para cooperação e apoio.
Para isso, aprendemos a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros. Passamos a nos comunicar com mais autenticidade, compreensão e conexão, assim como a ‘ouvir’ as necessidades por trás das palavras dos outros e então conseguimos resolver conflitos mais construtivamente.
A Comunicação Não Violenta é muito utilizada nas mais diversas áreas: Famílias, Escolas, Organizações, Instituições, Terapia, Negociações Comerciais, etc.