Você sabe Quais são as Competências que um Líder deve ter?
O papel de um Líder vai muito além de delegar e comandar atividades, ele precisa estar preparado para entender e implantar mudanças. Por isso ele deve desenvolver a equipe sempre para novas competências para diversos cenários, auxiliar na criatividade, inovar e manter sempre o espirito de equipe presente entre os colaboradores.
Flexibilidade para mudanças;
Liderar e desenvolver pessoas;
Espírito colaborativo;
Criatividade e inovação e
Antecipar e administrar riscos.
Dicas de como ser um bom Líder:
Estar sempre atualizado das mudanças no mercado;
Incentivar mudanças de atitudes na equipe para cumprir a sua missão e da empresa;
Você deve aceitar sugestões, opiniões e ideias – isso tornará a sua equipe mais criativa e inovadora.
Programar com antecedência qualquer ação;
Estar apto a mobilizar a equipe para executar os planos e atingirem os resultados;
Saiba o que a equipe espera de você: provavelmente a sua equipe não quer que apenas delegue tarefas e controle o desempenho de cada um, eles precisam de capacitação, feedbacks mais transparentes, reuniões mais frequentes, entender e internalizar a missão da empresa e o mais importante para um a relação evoluir, conhecer melhor quem você é. Pergunte a eles o que sentem falta?
Pois diferentes perfis levam a diferentes desempenhos em funções e tarefas .
Estimular o trabalho em equipe;
Proporcionar treinamentos e desenvolvimento pessoal aos seus colaboradores;
Você precisa conhecer o perfil do seu colaborador, Pois diferentes perfis levam a diferentes desempenhos em funções e tarefas.
Existem 4 perfis comportamentais:
Analíticos: influenciados pela lógica e dados objetivos;
Empreendedores: motivados pelos desafios;
Expressivos: tem um ideal criativo e visionário que querem alcançar e inspirar pessoas e
Integradores: que adoram integraras pessoase cultiva relacionamentos.
Desenvolver técnicas para integração da equipe-fomentando a sinergia do grupo.
Seja você o exemplo:
Se você exige pontualidade; seja o primeiro a chegar;
Se você acredita que conhecimento técnico faz a diferença, se torne um especialista no assunto.
Não há nada pior que um líder que não inspira a confiança e admiração de seus liderados.
Pôr em prática a avaliação de desempenho e acompanhar a evolução definindo metas atingíveis ao colaborador e
Dar feedbacks necessários para as pessoas e a equipe sempre, para que saibam se o caminho está certo ou precisa de alguns ajustes.
Mantenha o equilíbrio emocional, elogie os bons desempenhos individuais e da equipe, assim como criticar as falhas. Equilíbrio ao delegar tarefas. Equilíbrio nas premiações e orçamentos para não favorecer alguns sem motivos reais.